1664366315697

Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável não são secundários, são o centro e transversal a tudo.

Atualizações
28 Sep - min. de leitura

Na contagem regressiva para as eleições venho refletindo sobre as intersecções de democracia, política e meio ambiente.

Acabamos por nos equivocar ao entender que somos separados da política, que política não serve pra nada, que político nenhum presta, e esquecemos do poder que o voto CONSCIENTE TEM, como já dizia Aristóteles, somos seres políticos por natureza.

E o que ele quer dizer que por natureza temos necessidade de viver em sociedade e que precisamos desse convívio. E, por reconhecer essa necessidade, cada cidadão deve se responsabilizar pela Polis (cidade).

A política, ou melhor a ação política, significa “ação que visa o bem comum” é e pode ser prática por todos os cidadãos, ou melhor os políticos ( filhos da Polis = cidade). 

‘’Ação que visa o bem comum’’, o meio ambiente, o planeta terra, os recursos naturais são nosso bem comum, e não tem como jogar essa pauta para escanteio porque absolutamente tudo depende do meio ambiente saudável e um desenvolvimento sustentável e inteligente.

Estamos em um ano emblemático da nossa democracia e cidanania, Amazônia, desmontes, matéria da Sumaúma Jornalismo (@sumaumajornalismo) destaca as queimadas severas que ocorreram na Amazônia, agorinha nas vésperas das eleições,

Neste ano, somente no dia 4 de setembro, foram identificados 3.393 focos, mostrando um aumento de 43,4% em relação ao famoso “Dia do Fogo”.

1664366315697

Imagem retirada da publicação original

As regiões amazônicas onde observa-se o maior número de queimadas possuem como característica o uso do fogo como instrumento de desmatamento, além de um grande número de ocorrências de grilagem (roubo) de terras públicas.

É importante frisar que mais de 90% dos incêndios na Amazônia são provocados por ação humana, em ataques criminosos, atualmente, promovidos e apoiados pelo governo do então presidente da república.

Diante disso, é CRUCIAL que no dia 02 de outubro, sejam escolhidas agendas políticas que NÃO apoiem estas ações criminosas, essas eleições são essenciais para a proteção da Amazônia e do meio ambiente como um Todo. 

Nós eleitores precisamos conhecer os planos de governo dos candidatos que defendem a pauta socioambiental e climática no Brasil para votar conscientemente, não votar mais pelo discurso mas votar com base em agenda, propostas.

Quando falamos de uma ferramenta para o exercício da cidadania, uma ferramenta construída e apoiada por dezenas de organizações e redes da sociedade civil brasileira no propósito de fortalecer a nossa Democracia, traz uma projeção mais otimista para nortear o voto com consciência e criar uma composição mais legitima e pró ambientalista, e eu estou falando do Painel Farol Verde.

O Farol Verde permite que você analise em detalhes o comportamento dos atuais parlamentares federais em relação a temas ambientais e também identifique os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados comprometidos com a pauta do clima, meio ambiente e da sustentabilidade.

1664366777521

Imagem: Reprodução

O painel farol verde nesse movimento de compilar todos os dados em uma única plataforma, acessibiliza essas informações para o grande público, o painel abre em celular, tablets, computadores, vem como uma função social de que a sociedade civil precisa conhecer as agendas políticas socioambientais dos candidatos, não podemos mais votar às cegas, o painel traz dados atualizados e sistematizados de que por exemplo, atualmente a maior parte dos candidatos à reeleição no congresso não apoia a pauta ambiental, essa informação precisa ser disseminada através da plataforma, como votaram e se posicionaram quando as pautas abordavam grilagem de terras, mineração em terras indígenas, mercado de carbono, água como direito fundamental, caça, clima entre outros temas fundamentais.

É essencial traduzir e acessibilizar essas informações, posicionamentos, o Painel Farol Verde traz o índice de convergência ambiental total que mostra claramente que a turma dos candidatos à reeleição dessa legislatura atual da câmera dos deputados estaria reprovada em matéria ambiental. É fundamental sabermos disso para nortear nosso voto.

1664367101300

Imagem: Reprodução

Quando paramos para analisar a nossa diversidade étnica no Brasil e ver que temos poucas representatividades nos congressos, câmaras, demostra que nossa democracia ainda é muito frágil e representa apenas uma bolha específica da sociedade..

Outro dado super importante do relatório do painel verde , mostra que mulheres votaram em média 25% melhor ou mais convergentes com a bancada ambientalista do que os homens, precisamos abrir mais frentes de mulheres na política, uma nova composição no congresso e parlamento.

1664368497337

Imagem: Reprodução

O painel farol verde vem iluminar a jornada de decisão do eleitor, desnudando as agendas socioambientais, e acessibilizando dados públicos essenciais para a sociedade civil analisar e assim escolher com base em dados transparentes, em agendas, propostas, nós eleitores precisamos ter proximidade com essas agendas, acompanhar, cobrar, averiguar se estamos na direção da proteção do nosso bem comum, a terra, o meio ambiente é nosso bem comum,

Nós do Instituto Perifa Sustentável apoiamos o farol verde e queremos ver cada vez mais candidatos indígenas, negros, mulheres, jovens cientistas, legítima representatividade e voz no senado, congresso, parlamento, todos comprometidos com a agenda socioambiental, climática e de direitos humanos, somando e reconstruindo todo o desmonte da frente ambiental sofrido nos últimos 4 anos, de tanto retrocesso.

As palavras de ordem agora é iluminar com o farol verde, votar com consciência para reconstruir, recriar, regenerar.

Temos potencial para liderar uma transição climática, temos potencial para promover uma reforma política votando conscientemente, transformar através do voto todo o cenário do congresso e parlamento, no ponto de vista ambiental, étnico, racial quando falamos do enfrentamento as desigualdades e do real avanço da pauta ambiental no Brasil, precisamos construir agendas efetivas e consistentes com pluralidade de narrativas.

Abraçamos e apoiamos ferramentas como o painel verde que acessibiliza informações e dados essenciais na tomada de decisão do coletivo, de ajudar nesse processo de análise e trazer mais pra perto, pro habitual. POLÍTICA É ASSUNTO DE TODOS NÓS.

Meio ambiente e desenvolvimento sustentável precisa ser visto, entendido e trabalhado como transversal, estar no centro de tudo, todo e cada voto importa.

Vote consciente, consulte o painel farol verde, o voto é a potência de transformação social e ambiental que temos nas mãos!

Artigo escrito por Naira Santa Rita Wyand de Almeida (Instituto Perifa Sustentável) em seu perfil no Linkedin.