Procurando candidaturas em prol do Clima e da Sustentabilidade

Atualizações
16 Aug - min. de leitura

Só quem já foi candidato em três eleições seguidas, levantando as pautas de Clima e Meio Ambiente como bandeira, sabe como é difícil e desafiador se destacar em meio a tantas candidaturas, em tão pouco tempo de exposição (45 dias). Sobretudo se for ao legislativo.

Hoje começam as campanhas eleitorais. De acordo com o TSE foram mais de 10 mil candidatos à Câmara Federal. Em meio a tantas candidaturas a pergunta que me faço como cidadão e eleitor comprometido com essas bandeiras é "como distinguir quem realmente tem compromisso ou histórico de realização efetiva em prol de causas como meio ambiente, mudanças climáticas, biodiversidade, direitos indigenas e quilombolas, defesa das águas, reciclagem, economia verde, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga ... enfim com o futuro sustentável do nosso Brasil?"

Eis aqui um bom e grande desafio.

No Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) resolvemos encarar esse desafio de frente.

Nesta atual (56ª) legislatura federal, conforme examinamos e publicamos no início do ano passado no Painel Parlamento Socioambiental (AQUI), alcançamos nos temas mais polêmicos, no máximo 1/3 de parlamentares na Câmara Federal e no Senado que pelo seu histórico de votações podem ser considerados aliados ou simpatizantes das causas climáticas e socioambientais.

Fato inequívoco é que precisamos aumentar o índice de convergência ambiental dos parlamentares na Câmara e no Senado, se quisermos sair da atual situação de pária ambiental planetário e cumprir nossa constituição no que tange aos direitos socioambientais. Afinal queremos ou não mais retrocessos e boiadas arrombando as porteiras da nossa política climática e socioambiental? Eu não quero.

Por isso pelo IDS nos juntamos ao Grupo de Trabalho Socioambiental da Rede de Advocacy colaborativo e outras mais de 25 organizações e redes da sociedade civil e construímos o Painel Farol Verde que está sendo pré-lançado hoje com nosso parceiro Portal Congresso em Foco.

Você sabe como os candidatos à reeleição se posicionaram em relação às principais votações nominais socioambientais nessa legislatura (2019/22)? No Farol Verde vamos divulgar o índice de convergência ambiental (ICAt) de cada parlamentar candidato a reeleição. No Painel vamos também divulgar seus principais projetos de lei e como se posicionaram também nas redes sociais em relação aos temas de interesse. Muito importante lembrar que em 2018 o índice de reeleição foi de mais de 52%. Portanto, a transparência máxima possível e um exame responsável em relação às candidaturas a reeleição pode definir o destino político do Brasil nos próximos anos.

Também prospectamos a vamos oferecer informações a respeito das novas candidaturas por todo Brasil. Para essas novas candidaturas pedimos que respondam uma enquete com 12 perguntas sobre os temas mais importantes em debate hoje no parlamento. Perguntamos o posicionamento (a favor ou contra) temas como reforma tributária sustentável, mudanças climáticas, proteção dos biomas, saúde pública, direitos de povos e populações indigenas e tradicionais dentre outras questões tão relevantes quanto as citadas.

Vamos também disponibilizar até o lançamento do Painel em setembro links com as publicações mais importantes de todos os candidatos e candidatas a reeleição e que aderiram ao Painel Farol Verde sobre os temas de Clima e Meio Ambiente nas redes sociais.

Ficamos muito honrados e felizes em oferecer a tod@s @s brasileir@s o Painel Farol Verde criado para facilitar a vida de quem quer votar pelo Clima e Sustentabilidade, pelo futuro descarbonizado, pelo Brasil mais verde, mais justo e ambientalmente próspero.

Se voce é candidat(a) clique em www.farolverde.org.br/enquete

Se você é eleitor(a) clique em www.farolverde.org.br/candidatos

Divulgue o Farol Verde e faça dele o melhor uso possível para que a convergência pela sustentabilidade climática e ambiental vença nessas eleições de 2022.

E boa sorte Brasil com www.farolverde.org.br !